China deixa Taiwan em alerta máximo
Aeronaves chinesas cruzam Estreito de Taiwan, que acionou os mecanismos de defesa.
Taiwan detetou esta quinta-feira 22 incursões de diferentes tipos de aeronaves chinesas, incluindo caças J-16, aviões de alerta precoce KJ-500 e drones a realizar atividades no mar desde as 08h50 de quinta-feira (hora local).
Das 22 incursões, 18 cruzaram a linha média do Estreito de Taiwan e entraram nas regiões Norte, Centro, Sudoeste e Leste da autoproclamada Zona de Identificação de Defesa Aérea de Taiwan, para realizar “patrulhas conjuntas de alerta e prontidão de combate” com navios da Marinha.
“As Forças Armadas utilizaram métodos conjuntos de vigilância e reconhecimento para monitorizarem a situação de perto, destacando aviões, navios e sistemas de mísseis costeiros para gerir as incursões de forma adequada”, afirmou o Minis- tério da Defesa Nacional de Taiwan.
Esta é a primeira patrulha de “prontidão de combate” do Exército chinês detetada este ano perto de Taiwan, após Pequim ter intensificado a pressão militar sobre a ilha durante 2024. As tensões entre a China e Taiwan, uma ilha governada autonomamente e considerada pelas autoridades de Pequim como uma província sua, aumentaram após a tomada de posse do líder pró-independência da ilha, William Lai, em maio.
PORMENORES
William Lai
O líder taiwanês defendeu, no discurso de Ano Novo, a importância de a ilha se “preparar para o perigo em tempos de paz”.
incursões
Em 2024, o Ministério da Defesa Nacional de Taiwan detetou 3067 incursões de aviões de guerra chineses em torno do seu território.
defesa
O Governo taiwanês aumentou este ano o orçamento da Defesa para um máximo histórico, cerca de 19 mil milhões de euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt