China e Rússia em exercícios navais
Reforço da relação.
A China e a Rússia vão realizar nas próximas semanas no mar Mediterrânico o seu primeiro exercício naval conjunto, informaram esta quinta-feira responsáveis militares chineses numa confirmação do reforço das relações entre dois vizinhos.
Os exercícios com fogo real, previstos para meados de maio, vão envolver nove navios, três deles chineses, precisou em conferência de imprensa o porta-voz militar Geng Yansheng.
Os navios chineses envolvidos participam atualmente em missões internacionais de escolta anti-pirataria no Golfo de Áden e na costa da Somália, acrescentou.
"É necessário sublinhar que este exercício conjunto não é dirigido contra uma terceira parte nem está relacionado com a segurança regional", insistiu.
Geng Yansheng disse que o objetivo dos exercícios consiste em proteger a segurança da navegação em "mares longínquos" através de treinos que incluem defesa marítima e exercícios com fogo real. O responsável militar referiu-se a uma "cooperação pragmática" entre as duas partes e no aumento da "capacidade das duas marinhas em lideram conjuntamente com ameaças marítimas".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt