CIA revela o que encontrou nos computadores de Bin Laden
Desenhos animados 'Tom & Jerry' e 'Idade do Gelo' entre os ficheiros.
A CIA revelou esta quarta-feira mais uma tranche de ficheiros pertencentes a Bin Laden. São 470 mil ficheiros recuperados dos computadores que o terrorista tinha em Abbottabad, no Paquistão, onde foi morto em maio de 2011 pelas forças norte-americanas.
Entre vídeos de decapitações e planos militares, foram encontrados outros 'documentos' menos esperados: desenhos animados de 'Tom & Jerry' e da 'Idade do Gelo', bem como vários filmes de Hollywood e três documentários sobre si mesmo.
Destes quase meio milhão de ficheiros, 79 mil eram audios e imagens enquanto outros 18 mil eram documentos. Fotos do filho, Hamza Bin Laden, e centenas de vídeos relacionados com as ações terroristas da al-Qaeda foram também recuperados.
Também o diário pessoal de Bin Laden foi encontrado e as imagens reveladas pela CIA, onde é possível ver diversas páginas escritas à mão pelo próprio.
"A revelação dos vídeos, audios e outros materiais dá a oportunidade aos norte-americanos de terem mais conhecimento sobre os planos e a forma de funcionar da organização terrorista", disse Mike Pompeo, diretor da CIA, citado pela Reuters.
Conteúdos pornográficos ou com direitos de autor não foram disponibilizados pela agência.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt