Cientistas testam com êxito vacina contra a sida baseada na técnica mRNA da covid-19
Vacina experimental contra a sida obteve bons resultados em ratos e macacos.
Uma vacina experimental contra a sida baseada na mesma tecnologia de duas vacinas contra a covid-19, o mRNA, obteve bons resultados em ratos e macacos, segundo dados de cientistas publicados esta quinta-feira na revista científica "Nature Medicine".
De acordo com os cientistas do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas (NIAID, na sigla original), que faz parte da agência de investigação médica dos Estados Unidos (NHI), do Departamento de Saúde norte-americano, os resultados mostraram que a vacina era segura e que provocou as desejadas respostas imunitárias celulares e de anticorpos contra um vírus semelhante ao HIV.
Segundo a investigação, os macacos que receberam uma primeira vacina, seguida de inoculações de reforço, tinham um risco 79% menor por exposição a uma infeção pelo vírus da imunodeficiência humana e símia (SHIV), comparando com outros animais não vacinados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt