Cimeira UE-Coreia do Sul marcada para dia 10 em Bruxelas
UE estará representada pelos presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A 11.ª cimeira entre a União Europeia (UE) e Coreia do Sul vai decorrer, em Bruxelas, no dia 10, com a presença do Presidente Lee Jae Myung, para aprofundar a cooperação entre os dois blocos, foi esta sexta-feira divulgado.
No encontro, a UE estará representada pelos presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Segundo um comunicado do Conselho Europeu, os líderes farão um balanço dos progressos alcançados nos últimos três anos, desde a última Cimeira UE--República da Coreia, em Seul, para aprofundar a cooperação bilateral em áreas de importância estratégica, como o comércio, o investimento, a defesa e a segurança, as tecnologias digitais, a energia e a investigação.
Na agenda do encontro estão ainda os atuais desenvolvimentos geopolíticos.
A República da Coreia é um importante parceiro estratégico da UE, sendo as relações comerciais sustentadas pelo Acordo de Comércio Livre entre a UE e a República da Coreia, que entrou em vigor em dezembro de 2015.
A UE é o terceiro maior parceiro comercial da Coreia que está no 8.º lugar da tabela das trocas comerciais do bloco europeu, tendo as trocas comerciais atingido, em 2025, os 124 mil milhões de euros, principalmente de máquinas e material de transporte, produtos químicos e produtos relacionados, bem como outros bens manufaturados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt