Circulam nos Estados Unidos cartões para imigrantes portugueses não abrirem a porta a inspetores
Clima de medo nas escolas face à possibilidade de agentes federais identificarem alunos sem autorização de residência.
Um clima de medo atinge cidades norte americanas com importantes comunidades de origem portuguesa, como Fall River, no Estado de Massachusetts, face à possibilidade de agentes federais procurarem em locais públicos, como escolas, por imigrantes sem autorização de residência.
Associações locais começaram a distribuir cartões vermelhos escritos em português onde alertam a população para não abrir a porta aos inspetores. Pedem também para não responderem às questões dos inspetores.
Os cartões vermelhos são também distribuídos pelo Centro de assistência aos Imigrantes em outras línguas.
A distribuição dos cartões vermelhos é a notícia destacada do jornal local The Herald News, num momento em que o Presidente norte americano, Donald Trump, reverteu a política estadual que evitava que agentes federais entrassem em locais sensíveis como escolas.
A rede pública de escolas do Estado do Massachusetts procura soluções que possam proteger os alunos ilegais de serem retirados à força das escolas por inspetores do Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos, com as autoridades locais a procurarem aconselhamento jurídico.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt