Colômbia mobiliza 30 mil soldados para a fronteira com Venezuela

Foi ainda instalado um posto de comando unificado para lidar com a situação na fronteira, após a detenção do presidente venezuelano pelas forças militares dos EUA.

04 de janeiro de 2026 às 07:20
Soldados colombianos na fronteira com a Venezuela Foto: Santiago Saldarriaga/AP
Partilhar

A Colômbia vai mobilizar 30 mil soldados ao longo dos 2.219 quilómetros de fronteira com a Venezuela, para garantir a segurança do país, após os Estados Unidos (EUA) terem capturado o Presidente venezuelano.

O anúncio foi feito no sábado pela diretora do Departamento Administrativo da Presidência (Dapre), Angie Rodríguez, numa conferência de imprensa em Cúcuta, capital do departamento de Norte de Santander, após a instalação de um posto de comando unificado (PMU, na sigla em castelhano) para lidar com a situação na fronteira. 

Pub

"O governo nacional ordenou o destacamento de 30 mil soldados para a fronteira com a Venezuela, priorizando áreas críticas da fronteira, dentro de um plano de resposta abrangente e coordenado que envolve todas as entidades do Estado colombiano", declarou Rodríguez.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar