Comissão Nacional de Eleições de Moçambique recebeu 22 candidaturas às eleições autárquicas

Eleitores moçambicanos vão escolher 65 novos autarcas em 11 de outubro próximo, incluindo em 12 novas autarquias, que se juntam a 53 já existentes.

12 de agosto de 2023 às 14:45
Eleições em Moçambique Foto: Lusa
Partilhar

Um total de 22 candidaturas foram submetidas à Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique para as eleições autárquicas de 11 de outubro, disse hoje o órgão eleitoral.

O porta-voz da CNE, Paulo Cuinica, afirmou que entre as candidaturas apresentadas, 11 são de partidos políticos, três coligações de partidos políticos e oito grupos de cidadãos eleitores.

Pub

O processo de apresentação de candidaturas decorreu de 20 de julho a 11 de agosto e tinham manifestado a intenção de concorrer ao escrutínio 31 proponentes, mais nove que os que acabaram por materializar esta pretensão.

"A verificação das candidaturas, documento a documento, irá prosseguir até ao dia 16 do mês em curso e depois deste ato, a plenária da Comissão Nacional de Eleições irá deliberar sobre as candidaturas aceites e rejeitadas", avançou.

Pub

De 18 a 20 deste mês, os proponentes com candidaturas rejeitadas apresentam à CNE reclamações e de 21 a 23 decorre o período de apresentação de recursos ao Conselho Constitucional sobre a deliberação de rejeição das candidaturas e das respetivas listas.

"Findo este período, a CNE irá afixar as listas definitivas a eleger por cada círculo eleitoral, mediante o edital publicado no Boletim da República e nos Órgãos de Comunicação Social, bem como a notificação dos mandatários dos proponentes", realçou Paulo Cuinica.

Seguidamente, será realizado o sorteio das listas definitivas na presença dos candidatos ou mandatários para a fixação da ordem no boletim do voto, assim como para o tempo de antena nas estações audiovisuais e da radiodifusão públicas, acrescentou.

Pub

Mais de 8,7 milhões de eleitores moçambicanos estão inscritos para votar nas sextas eleições autárquicas, abaixo da projeção inicial, de 9,8 milhões de votantes, segundo dados da CNE.

Os eleitores moçambicanos vão escolher 65 novos autarcas em 11 de outubro próximo, incluindo em 12 novas autarquias, que se juntam a 53 já existentes.

Nas eleições autárquicas de 2018, a Frelimo venceu em 44 das 53 autarquias e a oposição em apenas nove, casos da Renamo, com oito, e do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), terceiro partido, com uma.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar