Comissão que investigou assalto ao Capitólio vai acusar Trump de insurreição

Relatório final da investigação da Câmara dos Representantes vai ser apresentado esta segunda-feira.

18 de dezembro de 2022 às 09:55
Donald Trump, EUA Foto: GAELEN MORSE/reuters
Partilhar

A Comissão da Câmara dos Representantes dos EUA que durante mais de um ano investigou o assalto ao Capitólio prepara-se para acusar o ex-Presidente Donald Trump de três crimes, incluindo insurreição, pelas suas tentativas para impedir a certificação dos resultados eleitorais que deram a vitória a Joe Biden.

O relatório final da investigação será apresentado esta segunda-feira e, segundo a imprensa norte-americana, os membros da comissão vão pedir formalmente ao Departamento de Justiça para investigar Trump pelos crimes de insurreição, obstrução de ato oficial e conspiração para defraudar os Estados Unidos. Em causa estão as pressões de Trump sobre responsáveis eleitorais e governamentais, incluindo o então vice-presidente Mike Pence, para anular os votos do Colégio Eleitoral e impedir a certificação da vitória de Biden pelo Congresso. A comissão, que ouviu os depoimentos de mais de mil testemunhas, conclui ainda que a recusa de Trump em aceitar a derrota e as tentativas que fez para subverter o processo eleitoral incitaram os seus apoiantes a invadir o Capitólio.

Pub

O Departamento de Justiça, que tem em curso a sua própria investigação aos atos de Trump antes e durante o assalto ao Capitólio, não é legalmente obrigado a dar seguimento às denúncias do Congresso, que não têm peso jurídico. No entanto, o relatório vem aumentar a pressão sobre o procurador-geral Merrick Garland para acusar Trump.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar