Comissário do Comércio da UE manteve "boas conversações" com homólogo dos EUA

Taxa avançada por Trump, de até 50%, devia-se a considerar que "não se estão a realizar em parte alguma" as negociações esperadas.

27 de maio de 2025 às 00:29
Comissão Europeia Foto: Direitos Reservados
Partilhar

O comissário do Comércio da União Europeia (UE), Maros Sefcovic, manteve esta segunda-feira "boas conversações" com o seu homólogo norte-americano, Howard Lutnick, e ambos decidiram manter "um contacto constante" em busca de um acordo.

A Comissão Europeia (CE) "mantém o seu firme compromisso com os esforços construtivos e focados para avançar para um acordo com os EUA. Mantemos um contacto constante", disse Sefcovic, nas redes sociais, depois de manter "boas conversações" durante um telefonema com Lutnick e o representante dos EUA para o Comércio, Jamison Greer.

Pub

Na sexta-feira, Sefcovic já tinha falado com Lutnick e Greer, depois de Donald Trump, ter anunciado o aumento até 50% das taxas alfandegárias aplicadas às importações oriundas da UE.

No domingo, a presidente da CE, Ursula von der Leyen, e Trump decidiram, também ao telefone, estender até 09 de julho as negociações para evitar una guerra comercial.

A taxa avançada por Trump, de até 50%, devia-se, justificou, a considerar que "não se estão a realizar em parte alguma" as negociações esperadas desde que anunciou uma trégua de 90 dias, em abril, na aplacação do que designou serem "taxas alfandegárias recíprocas".

Pub

Von der Leyen também concordou que tinha sido uma "boa chamada", como detalhou nas redes sociais.

Sem acordo até 09 de julho, a taxa alfandegária de 10% paga pelos europeus passaria para 20%.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar