Confusão na Área 51. Brincadeira no Facebook acaba por atrair mais de um milhão de pessoas
Invasão está marcada para esta sexta-feira. Mas irá acontecer?
Vários entusiastas de óvnis (objetos voadores não identificados) dirigiram-se para o estado do Nevada em direção à Área 51, que se diz albergar os segredos do governo norte-americano sobre extraterrestres. Ao mesmo tempo, os militares reforçaram o dispositivo de segurança na zona.
Mas como chegámos até aqui? Tudo começou nas redes sociais, com um desafio para invadir a Área 51, de acesso restrito. Os "visitantes" estão a juntar-se em Rachel, uma pequena cidade perto da zona militar que nem tem uma bomba de combustível ou uma mercearia.
O único negócio de Rachel está a aproveitar a suposta invasão: chama-se Little A’Le’Inn (trocadilho com a palavra "alien") e é um motel e restaurante.
Nicholas Boyen e Cayla McVey estão no local e falaram com a Reuters sobre o que os levava a Rachel. "Isto evoluiu para um ajuntamento pacífico, uma partilha de histórias de vida", afirmou Carla, que como o marido tem tatuagens de óvnis. "Acho que vamos ter um grupo de pessoas que estão prontas, respeitosas e sabem no que se vão meter."
A invasão à Área 51 está marcada para segunda-feira, 23. Há décadas que o local é secreto, e origina teorias da conspiração como a de albergar um óvni e os corpos da sua tripulação, depois de este ter caído em Roswell, Novo México, em 1947. Até 2013, o governo norte-americano não confirmou que a base existisse; mas os registos divulgados nesse ano indicam que é usada para testar aeronaves para espionagem e caças de combate.
Segundo a Reuters, ainda não é claro se a invasão sempre irá arrancar.
Ideia de Matty preocupou autoridades
Mais de um milhão de pessoas aderiram à ideia, mas a Força Aérea alarmou-se e instou os curiosos a não passarem pelos portões da base militar.
Então, começaram a surgir várias alternativas: Roberts associou-se à dona do Little A’Le’Inn e organizaram um festival chamado Alienstock; noutra cidade, Hiko, surgiu um evento com músicos, artistas e estudiosos de óvnis.
O condado de Lincoln, onde se situam as duas cidades, reforçou a segurança. Esta quinta-feira, cinco carros da polícia estavam estacionados junto aos portões da Área 51.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt