Conheça Ziyed B., o atacante abatido no aeroporto de Orly
Muçulmano radicalizado, o homem apresentava um extenso passado com ligações ao crime.
Your browser doesn’t support HTML5 video
Zaiyeb B., muçulmano radicalizado, foi o homem de 39 anos abatido a tiro no aeroporto de Orly, após ter roubado uma arma a um elemento da patrulha militar anti-terrorista no local.
O homem já era conhecido das autoridades francesas e apresentava um passado ligado a situações de carjacking - furto de automóveis - e de venda de estupefacientes.
Parisiense, Zaiyeb habitava em Val-d'Oise e, de acordo com a imprensa francesa, estava identificado pela polícia desde novo, altura em que começou a praticar furtos, tendo sido indiciado em mais de 40 ocorrências ao longo da vida. Com um cadastro extenso, chegou a estar preso várias vezes, sendo que a última terá sido entre março e novembro do ano passado.
Em 2015, esteve na mira das autoridades por alegadas ligações ao grupo extremista Daesh, no entanto, não foram obtidas evidências suficientes para que tais suspeitas se pudessem confirmar.
Depois do ataque à patrulha militar no segundo maior aeroporto de Paris, no qual Zaiyeb B. foi abatido a tiro, o pai e o irmão do suspeito já se encontram sob custódia policial. Já foram também realizadas buscas à habitação do atacante.
As ligações do indivíduo ao Daesh estão ainda por esclarecer. Para já, sabe-se apenas que Zaiyeb B. tinha crenças muçulmanas radicais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt