Conselho Nacional do principal partido da oposição moçambicana reúne-se este domingo
Encontro antecede o Congresso eletivo, que se realiza um mês depois, para preparar as eleições gerais de outubro.
O Conselho Nacional da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, reúne-se este domingo em Maputo, mas a agenda "vai ser divulgada no próprio dia do encontro", indicou o porta-voz da organização.
A reunião foi agendada na segunda-feira pela Comissão Política da Renamo e o encontro antecede o Congresso eletivo, que se realiza um mês depois, para preparar as eleições gerais de outubro.
A Renamo anunciou, em 22 de março, a realização do Congresso para eleger o próximo presidente da organização para os dias 15 e 16 de maio.
A Renamo é liderada por Ossufo Momade desde a morte de Afonso Dhlakama, em maio de 2018, mas o mandato dos órgãos do partido expirou em 17 de janeiro. Ainda assim, na altura, o porta-voz do partido, José Manteigas, apontou Ossufo Momade como candidato, nas eleições gerais de outubro, ao cargo de Presidente da República.
Três militantes já anunciaram que pretendem concorrer à liderança da Renamo, num ano em que Moçambique realiza eleições gerais, incluindo presidenciais: o deputado e ex-candidato à autarquia de Maputo, Venâncio Mondlane, o irmão do líder histórico do partido Elias Dhlakama e o ex-deputado Juliano Picardo.
O autarca de Quelimane, Manuel de Araújo, disse estar a estudar essa possibilidade.
Moçambique realiza a 9 de outubro eleições gerais, incluindo presidenciais, às quais já não concorre o atual Presidente da República e líder da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), Filipe Nyusi, por ter atingido o limite de dois mandatos previsto na Constituição.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt