Constitucional suspende lei que permite investir Puigdemont por videoconferência
Tribunal avisou ainda o presidente do parlamento regional da Catalunha, Roger Torrent, e restantes membros do executivo da obrigatoriedade de acatar a ordem.
O Tribunal Constitucional aceitou, por unanimidade, o recurso do Governo espanhol contra a reforma legislativa que permitia a investidura dos membros do governo regional por videoconferência - incluindo o presidente eleito, Carles Puigdemont - e o exercício de funções a partir de fora de Espanha.Segundo o El Mundo, o tribunal avisou ainda o presidente do parlamento regional da Catalunha, Roger Torrent, e restantes membros do executivo da obrigatoriedade de acatar a ordem.
O ex-presidente catalão, Carles Puigdemont, fugiu à justiça espanhola e aguarda na Alemanha a sua extradição para Espanha, onde é acusado de delitos de rebelião e peculato na organização de um referendo ilegal sobre a autodeterminação da Catalunha em 01 de Outubro de 2017.
Os partidos separatistas catalães voltaram a ganhar a maioria no parlamento regional em 21 de Dezembro último, mas têm tido dificuldade em eleger o presidente da Generalitat.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt