Controladores de tráfego aéreo franceses em greve entre 18 e 19 de setembro
Aeroportos franceses de Montpellier e Perpignan ficaram paralisados em dezembro de 2024, na sequência de uma greve convocada pelo SNCTA.
Os controladores do tráfego aéreo de França vão estar em greve entre 18 e 19 de setembro contra a "falta de diálogo social", anunciou esta quinta-feira o sindicato representativo.
O Sindicato Maioritário dos Controladoras Aéreos (SNCTA) vai entregar um pré-aviso de greve, com início na manhã do dia 18 de setembro até ao final do turno da noite do dia seguinte, segundo um comunicado citado pela Agência France Presse (AFP).
"Há vários anos que a gestão do controlo de tráfego aéreo é caracterizada por desconfiança, práticas punitivas e métodos degradantes", apontou o sindicato, pedindo uma "mudança profunda" no departamento de operações.
O SNCTA disse ter, em inúmeras ocasiões, favorecido o diálogo social e apresentado propostas concretas, mas ressalvou que o atual "diálogo infrutífero" está a bloquear qualquer perspetiva de progresso.
Aeroportos franceses como o de Montpellier e de Perpignan ficaram paralisados em dezembro de 2024, na sequência de uma greve convocada pelo SNCTA.
Entre 3 e 4 de julho do corrente ano, uma greve convocada pelo UNSA-ICNA (Sindicato Nacional dos Engenheiros do Controlo da Navegação Aérea) e pela USAC-CGT (União Sindical da Aviação Civil), levou ao cancelamento de quase 3.000 voos, afetando centenas de milhares de pessoas em França e no resto da Europa.
O SNCTA não se associou a esta paralisação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt