Migrantes: "Croácia não está a cumprir leis"
Hungria acusa país vizinho de não registar migrantes.
O fluxo migratório, que não dá sinais de abrandar, faz aumentar também a tensão na Europa. E este sábado foi a vez de a Hungria acusar a Croácia de não cumprir as leis internacionais ao não travar nem registar os milhares de refugiados que entram no país."A Croácia está a desapontar não só a Hungria, mas também a União Europeia, e tem deixado de lado todos os compromissos que unem o bloco", disse o porta-voz do governo húngaro, Zoltan Kovacs.
Por seu lado, a Croácia diz não ter meios para lidar com os mais de 20 mil ilegais que nos últimos dias entraram no país e admite continuar a enviá-los para a Hungria. "Vamos forçar os húngaros a receber refugiados, enviando-os para lá. Vamos continuar a fazê-lo", afirmou o primeiro-ministro croata, Zoran Milanovic. E acusa ainda a Hungria de ter erguido uma nova cerca junto à fronteira e de ter intercetado os comboios e autocarros que saíram do país.
Indiferente às acusações, o ministro da Defesa húngaro, István Simicskó, anunciou o destacamento de militares voluntários na reserva para gerir o fluxo migratório. Estes homens serão substituídos por soldados, logo que o Parlamento aprove a lei que possibilita a mobilização do exército para defender as fronteiras.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt