Daesh ameaça Brasil

Serviços de Informações brasileiros confirmam ameaça.

14 de abril de 2016 às 21:28
daesh Foto: Reuters
Partilhar

A Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) confirmou esta quinta-feira que uma ameaça terrorista feita na rede social Twitter em novembro do ano passado foi publicada por um terrorista francês que aparece em vídeos do Daesh a decapitar sírios.

Num comunicado divulgado esta quinta-feira, a ABIN refere que o diretor do Departamento de Contraterrorismo, Luiz Alberto Sallaberry, deu essa confirmação na quarta-feira, quando discursava sobre ameaças terroristas aos Jogos Olímpicos Rio 2016, na Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa (LAAD Security), no Rio de Janeiro.

Pub

"O diretor relatou que a ABIN já havia confirmado, em novembro de 2015, a autenticidade do perfil do Twitter em que o francês Maxime Hauchard, membro do grupo radical Estado Islâmico, afirma que o Brasil seria o próximo alvo", segundo o documento.

"Brasil, vocês são o nosso próximo alvo. Podemos atacar esse país de merda", lia-se na conta no Twitter do jovem, de 22 anos.

Pub

A mensagem foi publicada uma semana após os atentados ocorridos em Paris, que provocaram 129 mortos e dezenas de feridos, mas a conta na rede social foi entretanto suspensa.

Luiz Alberto Sallaberry também informou que "a probabilidade de o país ser alvo de ataques terroristas foi elevada nos últimos meses, devido aos recentes eventos terroristas ocorridos noutros países e ao aumento do número de adesões de nacionais brasileiros à ideologia do Daesh".

O mesmo responsável deu ainda conta de ações levadas a cabo pela ABIN para evitar eventuais ataques, como o "intercâmbio de informações com serviços estrangeiros, formação de profissionais de setores estratégicos e trabalhos com órgãos pertencentes do Sistema Brasileiro de Inteligência".

Pub

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, onde participam 10.500 atletas de 206 países, decorrem de 05 a 21 de agosto.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar