Deputado de extrema-direita alemão detido por negócios com Bielorrússia

Detenção foi efetuada no âmbito de uma investigação do MP de Leipzig por violação da Lei do Comércio Externo.

04 de fevereiro de 2026 às 13:17
Polícia alemã Foto: Pixabay
Partilhar

A polícia alemã deteve esta quarta-feira um membro do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) no Parlamento regional de Leipzig, Saxónia, por suspeita de exportações proibidas para a Bielorrússia.

As autoridades de Leipzig, Estado da Saxónia, também realizou buscas ao escritório, residência e aos veículos de Jorg Dornau, deputado regional do AfD.

Pub

A detenção foi efetuada no âmbito de uma investigação do Ministério Público de Leipzig por alegada violação da Lei do Comércio Externo.

Jorg Dornau foi acusado de violar a proibição de exportações e vendas para a Bielorrússia, com base nas sanções impostas ao país pela União Europeia.

O deputado de 56 anos é acusado de ter indicado incorretamente o Cazaquistão como país de destino numa declaração alfandegária em agosto de 2022.

Pub

O objetivo era ocultar o verdadeiro destino da mercadoria através da utilização de países de trânsito.

Como resultado, os valores foram de facto exportados para a Bielorrússia, afirmou a acusação, acrescentando que as transações estavam proibidas e eram puníveis pela Lei Alemã das Autoridades Aduaneiras, assim como pelos regulamentos da União Europeia.

As buscas, realizadas por agentes do Departamento de Investigação Aduaneira de Dresden, com base em ordens do juiz de instrução do Tribunal Distrital de Leipzig, tiveram como objetivo apreender documentos e bens que podem servir de prova na investigação.

Pub

A pedido da Procuradoria, o Parlamento Regional decidiu suspender a imunidade parlamentar do deputado antes de iniciar as buscas.

Segundo o jornal alemão Bild, o membro do AfD, Jorg Dornau, é conhecido pelas atividades comerciais que mantinha na Bielorrússia onde geria uma grande exploração agrícola com parceiros bielorrussos.

Em 2024, o Presidente do Parlamento do Estado da Saxónia já tinha multado Dornau em 20.862 euros por não ter declarado corretamente os rendimentos obtidos com os negócios na Bielorrússia.

Pub

O próprio Dornau manteve-se em silêncio sobre as acusações sendo que internamente o comportamento foi considerado "prejudicial para o partido", acrescentou o jornal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar