Deputado é preso no Rio de Janeiro por tráfico de droga e venda de armas a organização criminosa

Há mais 13 detidos. Quatro pessoas estão a ser procuradas pelas autoridades.

03 de setembro de 2025 às 17:13
Thiego Raimundo dos Santos Silva Foto: Plataforma X
Partilhar

O deputado regional do Rio de Janeiro Thiego Raimundo dos Santos Silva, conhecido como 'TH Jóias', foi preso esta quarta-feira naquela cidade brasileira acusado de tráfico de droga e de vender armas para o Comando Vermelho, a maior organização criminosa daquele estado. Além dele, pelo menos outras 13 pessoas já haviam sido presas até às 16h40 (hora de Lisboa) e outras quatro estavam a essa hora a ser procuradas.

De acordo com a força conjunta que desencadeou, esta quarta-feira, a grande operação, formada por agentes da Polícia Federal, da Polícia Civil (Judiciária) e Ministério Público, o deputado usava o cargo para favorecer os interesses do Comando Vermelho, inclusive dava cargos a pessoas ligadas ao tráfico de droga. Thiego Raimundo dos Santos Silva também usava a sua função parlamentar para obter informações privilegiadas sobre investigações e tentar atrapalhá-las.

Pub

De acordo com o que foi divulgado esta quarta-feira, o deputado e outros suspeitos, entre eles um inspetor da própria Polícia Federal, agentes da Polícia Militar e ex-secretários de governo, todos já presos, formavam um gangue que lucrava elevadas somas a negociar com o crime organizado. O grupo adquiria armas potentes de última geração no Paraguai para aumentar o poder de fogo do Comando Vermelho, e comprava na China sistemas anti-drones, que a fação usava para dificultar ações da polícia nas favelas que domina.

'TH Jóias' ficou conhecido dessa forma por ser designer de jóias nobres de elevado valor, que personaliza para clientes de grande poder aquisitivo, entre eles famosos cantores de funk e jogadores de futebol. Eleito segundo suplente de deputado estadual nas eleições de 2022, Thiego Silva assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa em junho de 2024, após o titular ter morrido e de o primeiro suplente desistir em seu favor.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar