Descoberta esfinge egípcia em Israel
Peça foi encontrada a centenas de quilómetros do seu local de origem.<font face="Calibri"><font size="3"></font></font>
Um grupo de investigadores descobriu parte da esfinge de um faraó do Antigo Egito em Israel. A peça é dedicada a Mycerinus, faraó que governou por volta de 2500 aC e que foi o arquitecto de uma das três pirâmides de Gizé, e foi encontrada numa escavação realizada no norte de Israel.
"Esta é a única estátua egípcia já encontrada no Levante (atualmente Israel, Líbano, Síria)" avançou Ammon Ben-Tor, professor de Arqueologia da Universidade Hebraica, responsável pela escavação, salientando que esta peça é única e que nunca foi encontrado nada relacionado com o faraó Mycerinus no Egito.
Os arqueólogos encontraram partes de patas e antebraços da esfinge, uma criatura mítica. A principal peça encontrada tem cerca de 20cm de comprimento e os investigadores estimam que na totalidade possa chegar aos 60cm de comprimento e 20cm de altura.
Os investigadores não sabem explicar como é que a peça foi parar a Israel, já que dizem que é improvável que a estátua tivesse sido levada para a região durante o reinado do faraó, mas acreditam que o mais provável é que tenha sido transportada como saque pelos cananeus no início do século 13 aC.
"Registos egípcios dizem-nos que governantes estrangeiros saquearam e profanaram os templos locais e fizeram todo o tipo de coisas terríveis, e é possível que parte dessa pilhagem incluísse uma estátua como esta", disse o especialista Ammon Ben-Tor.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt