Dez migrantes morrem sufocados em barco lotado
Embarcação trazia mais 99 pessoas que tentavam chegar à Europa e que foram resgatadas numa difícil operação.
Dez migrantes morreram sufocados numa embarcação de madeira sobrelotada, a cerca de 55 km da costa da Líbia. Segundo a organização humanitária Médicos Sem Fronteiras, o barco trazia mais 99 pessoas que tentavam chegar à Europa e que foram resgatados numa difícil operação, na terça-feira. Relatos dos sobreviventes indicam que os os migrantes que não resistiram estiveram 13 horas no convés inferior do barco onde havia um forte cheiro a combustível.
Ativistas do Alarm Phone, que recebem chamadas de migrantes em perigo, acusam as autoridades europeias de ignorarem os pedidos de socorro: “Tínhamos dado o alarme, várias horas antes, mas ninguém atendeu.”
Em menos de 24 horas, o navio ‘Geo Barents’, fretado pelos Médicos Sem Fronteiras, fez três salvamentos, resgatando 186 pessoas oriundas da Guiné, Nigéria, Costa do Marfim, Somália e Síria. O mais novo tem 10 meses.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt