MNE confirma que Portugal vai reconhecer Estado da Palestina já este domingo

Reconhecimento vai ser feito numa conferência em Nova Iorque, à margem da Assembleia-Geral da ONU, e vai contar com mais nove países.

Atualizado a 19 de setembro de 2025 às 20:11
Protesto em Lisboa defende paz em Gaza e reconhecimento da Palestina Foto: Jose Sena Goulão/Lusa
Partilhar

Dez países, entre os quais Portugal e França, vão reconhecer um Estado palestiniano na segunda-feira, numa conferência em Nova Iorque, à margem da Assembleia-Geral da ONU, anunciou esta sexta-feira o Palácio do Eliseu.

Nessa conferência, estarão representados "dez países que decidiram proceder ao reconhecimento do Estado da Palestina", indicou um conselheiro do Presidente francês, Emmanuel Macron, à comunicação social.

Pub

Além de França, que está por detrás da iniciativa, e de Portugal, os outros Estados "são Andorra, Austrália, Bélgica, Canadá, Luxemburgo, Malta, Reino Unido e São Marino", acrescentou.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros já veio confirmar o reconhecimento por parte de Portugal, "como já tinha antecipado esta semana", lê-se no comunicado emitido. "A Declaração Oficial de Reconhecimento terá lugar ainda antes da Conferência de Alto Nível da próxima semana", pode ler-se.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar