Donald Trump admite “entendimento” sobre Irão

Macron quer convencer presidente dos EUA a não rasgar acordo nuclear.

25 de abril de 2018 às 10:06
Macron foi recebido calorosamente por Trump na Casa Branca Foto: Reuters
Macron foi recebido calorosamente por Trump na Casa Branca Foto: Reuters
Macron foi recebido calorosamente por Trump na Casa Branca Foto: Reuters

1/3

Partilhar

O presidente Donald Trump admitiu esta terça-feira chegar a um "entendimento" sobre o acordo nuclear com o Irão, mas avisou o regime de Teerão de que, se reativar o seu programa atómico, "terá problemas maiores do que alguma vez teve".

Trump falava no final de um encontro na Casa Branca com o presidente francês, Emmanuel Macron, que tentou convencer o homólogo norte-americano a não cumprir a promessa de rasgar o acordo nuclear já no próximo mês.

Pub

"Tivemos uma conversa importante sobre o Irão. Queremos ambos fazer alguma coisa e julgo que podemos chegar a um entendimento entre nós muito rapidamente", disse Trump, que antes do encontro tinha voltado a criticar o "terrível e ridículo acordo" assinado entre o Irão e a comunidade internacional e avisou Teerão de que terá "problemas como nunca teve" se retomar o seu programa nuclear.

PORMENORES 

Pub

Frente unida

Além de Macron, também a chanceler alemã, Angela Merkel, que na sexta-feira visita a Casa Branca, vai tentar convencer Trump a manter os Estados Unidos no acordo nuclear.

Teerão ameaça

Pub

O Irão ameaçou ontem retomar o programa nuclear e abandonar o Acordo de Não Proliferação Nuclear se Trump cumprir a ameaça de rasgar o acordo até ao dia 12 de maio. "Se os ocupantes da Casa Branca não respeitarem os compromissos, o Irão terá uma reação firme", avisou o PR Hassan Rouhani.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar