Donald Trump diz que a imigração está a "matar a Europa"
"Não vão continuar a ter a Europa", avisa o presidente dos Estados Unidos.
O presidente dos Estados Unidos (EUA) avisou que a imigração está a “matar a Europa”, na sua chegada à Escócia para uma visita de cinco dias. “É melhor que se recomponham. Não vão continuar a ter a Europa”, afirmou Donald Trump. A lista de recados prosseguiu com um ataque à energia eólica, com o líder norte-americano a aconselhar os europeus a “pararem com os moinhos de vento”. “Estão a arruinar os vossos países, a arruinar os vossos belos campos e vales, e a matar os vossos pássaros”, argumentou Trump.
No sábado, o presidente dos EUA aproveitou a viagem para inaugurar um campo de golfe no seu resort na Escócia (é adepto do desporto e tem outro campo no seu resort na Florida, entre outros), enquanto centenas de escoceses saíram à rua para se manifestarem contra a sua visita, em protesto contra o acordo comercial celebrado recentemente entre os norte-americanos e o Reino Unido.
Como parte do acordo, a administração norte-americana estabeleceu tarifas de 10% sobre produtos britânicos e reduziu as tarifas sobre as importações da indústria automóvel e aeroespacial do Reino Unido. “É um ótimo acordo para ambos”, assinalou Trump.Durante a visita, o presidentes dos EUA vai encontrar-se com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. Permanece em discussão a redução do imposto sobre o aço britânico para zero, como estava previsto inicialmente.
Este domingo, Trump vai reunir-se com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, que descreveu como “uma mulher altamente respeitável”, tendo em vista outro acordo de comércio. “Penso que temos 50% de hipóteses. É muito. (...) Se o concretizarmos, será o maior acordo de todos”, referiu o presidente norte-americano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt