Egipto anuncia três novos acordos para exploração de gás e petróleo no valor de 104 milhões de euros
Governo egípcio tem procurado impulsionar a produção local no país, com o objetivo de melhorar a estabilidade do abastecimento da rede nacional de gás.
O Governo egípcio anunciou este domingo a assinatura de três novos acordos de exploração de petróleo e gás em várias zonas do país, num investimento de 121,5 milhões de dólares (103,7 milhões de euros).
O ministro egípcio do Petróleo e dos Recursos Minerais, Karim Badawi, disse que o primeiro acordo tem como objetivo reatribuir a área marinha do norte do Sinai, no norte do Egito, à Perenco Egypt, com investimentos de 46 milhões de dólares (39,3 milhões de euros) para a perfuração de três poços.
De igual forma, houve ainda um acordo de 40,5 milhões de dólares (34,6 milhões de euros) para a perfuração de outros três poços no Golfo do Suez, com a empresa dos Emirados Árabes Unidos Dragon Oil e outro, de 35 milhões de dólares (29,9 milhões de euros) com a Apache, para cinco novas áreas de exploração e a perfuração de 14 poços.
Depois da assinatura, citado pela Efe, Badawi destacou que os acordos refletem a crescente confiança das empresas internacionais no ambiente de investimento no setor petrolífero egípcio, tendo destacado o "sucesso" do seu departamento.
O Governo egípcio tem procurado impulsionar a produção local em várias regiões do país, com o objetivo de melhorar a estabilidade do abastecimento da rede nacional de gás e reduzir as importações.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt