Eisenkot mais perto de ser o novo líder de Israel
Oposição liderada pelo partido Yashar, com o apoio das forças políticas árabes, garante maioria absoluta no Knesset.
O líder do partido Yashar, Gadi Eisenkot, que agrega as várias forças da oposição a Benjamin Netanyahu, está mais próximo de se tornar o novo primeiro-ministro de Israel. A recomendação do Yashar para que Eisenkot seja nomeado chefe de Governo foi feita, esta quinta-feira, durante uma reunião mantida com o presidente israelita, Isaac Herzog, que iniciou esta semana várias rondas com os partidos com vista à formação de um novo executivo na sequência das eleições legislativas realizadas no dia 27 do mês passado. Eisenkot recolhe, agora, potencialmente 67 cadeiras no Knesset, o que lhe garantiria a maioria dos 120 lugares no parlamento israelita. Caso Herzog siga a tradição eleitoral do país, Gadi Eisenkot será indigitado para formar governo.
Eisenkot agrega, até agora, o apoio da oposição a Netanyahu que, ainda assim ficou muito aquém dos 61 lugares que garantiriam a margem mínima para a maioria, mas o apoio dos 19 lugares conquistados – num resultado histórico - pelos partidos árabes dá essa margem ao general que perdeu um filho na guerra na Faixa de Gaza.
Reduzido a um resultado insuficiente para ambicionar permanecer no lugar, o Likud de Netanyahu – vencedor inconsequente das eleições, tendo perdido a maioria que dispõe - viu ainda os ultraortodoxos do partido Judaísmo Unido da Torá recusarem apoio a qualquer candidato.
Isaac Herzog assegura que está a trabalhar para garantir um "governo bom e estável" para Israel, estimando-se que o anúncio do presidente possa ser feito no próximo domingo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt