Emmanuel Macron descreve Alain Delon como um "monumento francês"

Presidente francês deixou mensagem na rede social X.

18 de agosto de 2024 às 11:55
Emmanuel Macron Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino
Partilhar

O presidente Emmanuel Macron descreveu o ator Alain Delon, cuja morte foi comunicada pela família este domingo, como um "monumento francês".

Numa mensagem publicada na rede social X, Macron recordou algumas das personagens que mais marcaram a sua filmografia, salientando que Alain Delon "desempenhou papéis lendários e fez todo o mundo sonhar".

Pub

"Melancólico, popular, secreto, era mais do que uma estrela: um monumento francês", concluiu o chefe de Estado, que ilustrou a sua mensagem com uma fotografia do ator na sua juventude e com o Arco do Triunfo, em Paris, como pano de fundo.

Jack Lang, que foi ministro da Cultura durante a presidência do socialista François Mitterrand, recordou, numa entrevista à estação de rádio France Info, a grande amizade que o uniu ao que descreveu como um "imenso ator", assim como a homenagem que lhe foi prestada no Festival de Cinema de Cannes, quando estava à frente do ministério.

Pub

Lang afirmou que, apesar de ser conhecido que Alain Delon era de direita, teve uma "relação de respeito e mais tarde de afeto" com François Mitterrand, a quem prestou homenagem aquando da sua morte em 1996.

"Alain Delon já não existe. Pensávamos que era imortal por ter tido várias vidas", publicou, por sua vez, no X a ministra demissionária da Cultura, Rachida Dati, considerando que França ficou "órfã da sua mais bela encarnação no ecrã'.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar