Empresa de Musk já pôs 8823 satélites no espaço
Em maio, a SpaceX bateu mais um recorde: colocou 406 satélites Starlink em órbita.
Foram mais de 400 os satélites Starlink lançados em maio pela SpaceX. Um recorde para a maior empresa de satélites de Internet do Mundo, propriedade de Elon Musk. No final do mês passado, a Starlink contava com um total de 8823 satélites à volta da Terra. Atualmente, a SpaceX representa cerca de 40% de todos os satélites lançados para o espaço desde que a Rússia colocou o Sputnik em órbita, em 1957.
Fundada a 14 de março de 2002, a SpaceX começou a ganhar notoriedade em setembro de 2008, com o ‘Falcon 1’, o primeiro foguete de combustível líquido, desenvolvido por uma empresa privada, a atingir com sucesso a órbita da Terra. Mas foi em 2012 que a SpaceX ganhou a atenção mundial, quando a ‘Dragon’ se tornou a primeira nave espacial comercial, concebida para transportar carga até à EES - Estação Espacial Internacional. Oito anos depois, em 2020, a SpaceX foi também a primeira empresa privada a transportar astronautas para a EES.
O passo seguinte antevê-se, contudo, como o mais difícil. Levar o homem a Marte, entre 2029 e 2032, por forma a preparar a colonização do planeta vermelho. Os testes não têm corrido bem, mas Musk continua otimista.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt