Encartes em jornais afegãos para dissuadir refugiados
Medida parte da Noruega.
A Noruega está a colocar encartes em jornais no Afeganistão para tentar dissuadir potenciais migrantes e requerentes de asilo afegãos de pedir asilo no território norueguês, indicou esta quinta-feira o governo de Oslo.
"O objetivo é convencer estas pessoas a não vender todos os seus bens e a confiar em traficantes de seres humanos, pois arriscam-se a ser repatriados para o país de onde vêm", afirmou, em declarações à agência francesa AFP, Jøran Kallmyr, secretário de Estado do Ministério da Justiça norueguês.
Com o título 'Regras de imigração mais restritas na Noruega', o encarte publicado em inglês e na língua local dari explica, nomeadamente, que as pessoas oriundas de áreas seguras no Afeganistão ou aquelas que dispõem de um título de permanência em outro país serão expulsas, pela força caso necessário.
Este país escandinavo registou recentemente um crescimento nos pedidos de asilo por parte de cidadãos afegãos. Nas últimas três semanas, chegaram mesmo a ultrapassar (2.212) os pedidos de cidadãos sírios (2.138).
Na tentativa de contrariar a reputação de ser um país aberto, a Noruega também lançou no início de novembro uma campanha na rede social Facebook para informar os potenciais requerentes de asilo das dificuldades que vão encontrar para obter uma autorização de residência no território norueguês.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt