Encontrado o último esquiador desaparecido após avalanche nos Estados Unidos

Deslizamento trouxe cerca de 2,4 metros de neve e ventos que atingiram os 145 km/h.

22 de fevereiro de 2026 às 18:02
Partilhar

O nono e último esquiador dado como desaparecido foi encontrado morto cinco dias após uma avalanche atingir um grupo de praticantes de esqui fora de pista na região de Lake Tahoe, na Califórnia, EUA. A tragédia ocorreu na zona de Castle Peak, na cordilheira da Sierra Nevada.

A xerife do Condado de Nevada, Shannan Moon, confirmou em conferência de imprensa que os nove corpos foram recuperados na área afetada. Entre as vítimas encontravam-se amigos próximos, duas irmãs e três guias de montanha experientes.

Pub

A avalanche, descrita como tendo a dimensão aproximada de um campo de futebol americano, atingiu o grupo na terça-feira, enquanto regressava de uma excursão guiada de três dias em terreno de montanha. O deslizamento trouxe cerca de 2,4 metros de neve e ventos que atingiram os 145 km/h, de acordo com a BBC.

Duas pessoas que faziam parte do grupo conseguiram escapar e poderão ajudar as autoridades a reconstruir os acontecimentos. No total, 15 pessoas integravam a expedição, tendo seis sido resgatadas com vida nos primeiros momentos após o desastre.

Durante vários dias, os ventos fortes impediram a utilização de helicópteros. Quando as condições atmosféricas melhoraram, na sexta-feira, foram usados helicópteros para lançar água sobre a encosta, numa tentativa de estabilizar a neve e reduzir o risco de novos deslizamentos. Só então foi possível enviar equipas para procurar o nono desaparecido.

Pub

“Embora desejássemos ter conseguido salvá-los a todos, estamos gratos por poder levá-los para casa”, afirmou a xerife Moon.

Segundo o sub-xerife do Condado de Nevada, Sam Brown, quando a avalanche ocorreu, os esquiadores entraram em “modo frenético” na tentativa de localizar e desenterrar os amigos soterrados. Conseguiram retirar três pessoas da neve, mas estas já não apresentavam sinais de vida.

As autoridades confirmaram que está em curso uma investigação para apurar se poderá ter existido negligência criminal relacionada com a organização ou condução da expedição.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar