Enviado especial de Putin deverá visitar EUA
O enviado especial russo para a cooperação económica, Kirill Dmitriev, deverá deslocar-se nos próximos dias aos EUA.
O enviado especial russo para a cooperação económica deverá viajar para Washington nos próximos dias, naquela que será a primeira visita de um alto funcionário russo aos EUA, desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022. Kirill Dmitriev deverá reunir-se com o enviado norte-americano Steve Witkoff para falarem sobre o reequilíbrio das relações bilaterais, gravemente afetadas por anos de tensão.
Dmitriev, de 49 anos, está sob sanções dos EUA desde 2022 e precisa de uma suspensão temporária das restrições para obter um visto para viajar para o país. Segundo a CNN, a administração de Trump já suspendeu temporariamente as sanções contra Dmitriev, tornando possível a sua viagem.
Entretanto, a Rússia e a Ucrânia continuam a trocar acusações sobre a violação do cessar-fogo nas infraestruturas energéticas. Zelensky acusa Moscovo de deixar quatro mil pessoas sem eletricidade após ataques a infraestruturas energéticas nas regiões de Sumy e Dnipropetrovsk. Já o Ministério da Defesa russo diz que a Ucrânia realizou ataques com drones na região de Kursk, que deixaram mais de 1500 casas sem energia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt