Escola judaica alvo de ataque

Imagens de videovigilância que mostram um homem a colocar o engenho explosivo junto ao edifício.

15 de março de 2026 às 01:30
Explosão danificou uma parede da escola em Amesterdão Foto: Michel Van Bergen/EPA
Partilhar

Uma escola judaica em Amesterdão, nos Países Baixos, foi alvo de um ataque na madrugada de sábado, sem provocar feridos. A polícia abriu uma investigação e recolheu imagens de videovigilância que mostram um homem a colocar o engenho explosivo junto ao edifício. A presidente da câmara da cidade, Femke Halsema, classificou o episódio como “um ato covarde de agressão” contra a comunidade judaica. Equipas de emergência chegaram rapidamente ao local, situado no Bairro de Buitenveldert, no Sul da cidade. De acordo com a autarca, os danos materiais foram limitados. Ainda assim, Halsema alertou para o aumento de episódios de antissemitismo e sublinhou que uma escola deve ser sempre um espaço seguro para as crianças.

O caso surge poucos dias depois de explosões registadas em frente a sinagogas em Roterdão, nos Países Baixos, e em Liège, na Bélgica, também durante a noite e sem vítimas.

Pub

As autoridades estão a investigar possíveis ligações entre os incidentes, ocorridos num contexto de tensões internacionais relacionadas com o conflito no Médio Oriente.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar