Escola obriga meninos a usar saia para promover a igualdade

Rapazes estão proibidos de utilizar calções durante os meses mais quentes do ano.

04 de junho de 2018 às 16:01
Uniforme escolar Foto: Getty Images
Uniforme escolar Foto: Getty Images

1/2

Partilhar

Uma escola secundária em Oxfordshire, no Reino Unido, está nas bocas do mundo por uma das medidas que adotou para promover a igualdade entre géneros. O estabelecimento de ensino está a proibir os rapazes de utilizarem calções em vez de calças durante a época de Verão - quando as temperaturas se fazem sentir mais elevadas - fazendo-os optar por uma saia, igual à das meninas. 

Esta decisão tem por base a ação governamental anunciada pelo parlamento britânico de querer tornar os uniformes escolares mais neutros e para ambos os géneros, pelo que mais escolas no país já adotaram medidas semelhantes.

Pub

Alguns encarregados de educação já se mostraram descontentes com esta medida. A mãe de um dos meninos que frequenta o estabelecimento de ensino revelou ao The Sun o seu desagrado. "Disseram-me que ou ele usava calças ou uma saia. É vergonhoso que a sociedade não possa evoluir um bocado. Não estou a pedir para o meu filho usar mini-saia ou calças justas, apenas para poder usar calções durante dois meses por ano", afirmou Alastair Vince-Porteous.

Pelo menos 120 escolas já adotaram a ideia do uniforme unissexo, como forma de promover a aceitação das crianças transgénero e a igualdade entre os sexos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar