Eslovénia suspende ligação ferroviária com a Croácia
País não facilita entrada.
A Eslovénia anunciou ter suspendido, pelo menos até esta sexta-feira à noite, o tráfego ferroviário com a Croácia, sublinhando que não pretende facilitar a entrada no seu território de migrantes que já começam a chegar à sua fronteira.
Numa declaração para a televisão na noite de quinta-feira, o primeiro-ministro Miro Cerar declarou que a Eslovénia só deixará entrar "os que corresponderem aos critérios da União Europeia".
O país determinou que, pelo menos até hoje à noite, vai parar todas as suas ligações ferroviárias com a vizinha Croácia, onde 13 mil migrantes chegaram desde quarta-feira à procura de uma nova via de acesso para o oeste da Europa, depois do encerramento da fronteira húngara na terça-feira.
Um primeiro grupo de 150 migrantes, que chegou de comboio durante a noite a partir de Zagreb, foi intercetado numa cidade de fronteira eslovena de Dobova.
Depois de tentar reenviá-los para a Croácia, as autoridades eslovenas transportaram-nos para um centro de acolhimento, "enquanto se aguarda um acordo para proceder ao retorno (dos migrantes) para a Croácia".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt