Espanha promete cumprir meta de 2% em gastos com a Defesa já em 2025
Pedro Sanchéz anuncia investimento de 10,5 mil milhões de euros na área da Defesa.
O primeiro-ministro espanhol prometeu cumprir a meta de 2% em gastos com a defesa já este ano, meta que o Governo tinha proposto alcançar em 2029. Pedro Sanchéz anunciou, esta terça-feira, que o aumento do investimento na área da segurança e defesa será de 10,4 mil milhões de euros.
O governante espanhol excluiu a hipótese de um aumento de impostos para o aumento do orçamento. "Não vai afetar os bolsos dos cidadãos. O dinheiro virá dos Fundos de Resiliência, das poupanças do Governo graças ao crescimento económico, da margem que nos é dada por itens que foram incluídos no Orçamento de 2023 e que já não são necessários; isto financiará o exercício financeiro de 2025 sem incorrer num maior défice ou dívida pública", explicou.
O Plano de Segurança e Defesa será agora enviado para Bruxelas e será avaliado pela União Europeia e pela NATO.
A despesa atual do Executivo nesta área é de 1,4% e estava previsto chegar aos 2% só em 2029. No entanto, o investimento foi acelerado, algo que também tinha sido pedido pelo Presidente dos EUA, Donald Trump, que defende um aumento até 5% em todos os países membros da NATO.
Espanha é o país da Aliança Atlântica Norte que está mais longe de alcançar o objetivo da NATO de investir 2% do PIB em Defesa até 2029. De acordo com a organização, Madrid investiu 1,2% do PIB em Defesa em 2023.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt