Espanha propõe à União Europeia o fim definitivo da mudança de hora
Sistema atual não se justifica, para Madrid, por não ajudar a poupar energia e ter efeitos negativos na saúde.
O chefe do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou que a Espanha vai propor à União Europeia o fim definitivo da mudança de hora na Europa a partir do próximo ano.
O anúncio é feito cinco dias antes da mudança para o horário de inverno. Para Madrid, a mudança de horário não se justifica e a maioria dos cidadãos espanhóis (66%) manifestou-se contra, em recentes sondagens, a mexer na hora.
Pedro Sánchez expressou nas redes sociais que alterar a hora “não ajuda a poupar energia e tem um impacto negativo na saúde e na vida das pessoas”.
Para o Governo espanhol o próximo passo é pedir junto do Conselho de Energia para que “accione o mecanismo de revisão competente”.
Recorde-se que o Parlamento Europeu aprovou uma proposta, em 2019, para a manutenção da hora, mas a medida não avançou por falta de consenso entre os países europeus sobre se deveria ser escolhida a hora de inverno ou de verão.
Madrid entende que a manutenção da hora em Espanha terá de ser coordenada com Portugal e França.
Na madrugada de domingo, em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, quando forem 2h00 passa a ser 1h00. Na Região Autónoma dos Açores à 1h00, muda para a meia-noite.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt