Especialista acredita que provas contra Bolsonaro apontam para condenação e prisão efetiva

Thiago Bottino frisou que o que foi imputado e as respostas dos réus indicam para uma condenação.

31 de agosto de 2025 às 08:29
Bolsonaro está a ser julgado por liderar tentativa de golpe de Estado Foto: AP
Partilhar

O académico Thiago Bottino disse à Lusa acreditar que o julgamento que começa terça-feira levará à condenação de Jair Bolsonaro e dos restantes réus e que o ex-presidente brasileiro deverá cumprir pena efetiva de prisão.

"Dado esse cenário das provas que foram produzidas e das respostas que chegaram ao público, e dado também os casos anteriores de pessoas que participaram e foram condenadas, o que a gente pode esperar é que haja uma condenação", considerou à Lusa o coordenador do curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro.

Pub

Thiago Bottino frisou que o que foi imputado e as respostas dos réus indicam para uma condenação.

Rejeitar megaprocesso foi aposta de sucesso no Brasil nas acusações de golpe de Estado

O académico Thiago Bottino considerou à Lusa que a rejeição da criação de um megaprocesso na tentativa de golpe de Estado no Brasil foi uma decisão de sucesso para que as acusações chegassem a julgamento de forma célere.

Pub

"Uma das estratégias do Ministério Federal foi fazer, ao invés de um grande processo envolvendo todo mundo, pequenos processos", disse à Lusa o coordenador do curso de Direito da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro.

"Aquelas pessoas que foram presas durante a tentativa de golpe, durante aqueles atos em 08 de janeiro, essas pessoas já foram processadas, já foram condenadas, já estão com pena, porque elas foram processadas individualmente", recordou.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar