A notícia foi avançada por Yanelis Tovar, jornalista latino-americana que acompanha assuntos religiosos e confirmada pelo Correio da Manhã junto de várias fontes da Santa Sé.
PUB
Composto por duas partes, uma que envolve a perna da parte de cima do joelho e outra que envolve o membro da parte de baixo, com extensão rígida para o pé, o equipamento é confortável e silencioso.
A ligação entre as duas partes do dispositivo é hidráulica e, com a ajuda de uma pequena bateria, promove a movimentação da perna praticamente sem esforço e, portanto, sem dor.
PUB
Para José María Villalón “é fundamental que o Santo Padre use esta tecnologia, de forma a que possa melhorar a reabilitação da prótese do joelho e que, caminhando, ganhe massa muscular em vez de acumular massa gorda, o que acontece quando se usa cadeira de rosas”.
Médico há quase 40 anos e chefe dos serviços clínicos do Atlético de Madrid há 30, José Villalón acredita que esta será “uma opção de sucesso”.
Pormenores
Dispositivo especial com bateria
O exoesqueleto para o joelho é, por norma, um mecanismo hidráulico simples, que custa cerca de 300 euros. Mas o que o Papa deve utilizar em breve é um dispositivo especial que, para além da força hidráulica, conta com a ajuda de uma bateria com carga para um dia.
PUB
“Estacionária.” É desta forma que a Sala de Imprensa da Santa Sé define o estado de saúde de Bento XVI. Matteo Bruni, o porta-voz do Vaticano, comunicou esta sexta-feira aos jornalistas que, “na noite de quinta-feira, o Papa emérito pôde descansar bem. Participou na celebração da Santa Missa no seu quarto e, no momento atual, a sua condição é estacionária”. Apesar de frágil e de ter conhecido um claro “agravamento” no início desta semana, o estado de saúde de Bento XVI mantém-se estável e, assegura também a Sala de Imprensa, o papa emérito “está absolutamente lúcido e alerta”.
Oração por Bento XVI nas missas de Fátima
“Pelo Santo Padre emérito Bento XVI, para que o Senhor o ampare e conforte nesta hora de sofrimento” é o que se pede na oração dos fiéis.
Francisco em Lisboa sem cadeira de rodas
Se o exoesqueleto resultar, o Papa Francisco poderá deslocar-se à Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, sem recurso à cadeira de rodas.
PUB