Especialistas garantem que sumos de fruta não são saudáveis
Sejam caseiras ou industriais, estas bebidas são pobres em fibras e ricas em açúcares.
Se costuma optar por beber um sumo de fruta em alternativa a comer realmente fruta, pense duas vezes. Não são só os sumos industriais que não são saudáveis. Também os naturais são ricos em açúcares desnecessários.
Philippe Pouillart, professor de pesquisa na prática culinária e saúde no Instituto Politécnico Unilasalle Beauvais, disse em entrevista ao Le Figaro que quando se transforma a fruta em sumo, está-se a perder vários nutrientes essenciais ao organismo."As maiores preocupações dizem respeito à perda de fibras que contribuem para o bom funcionamento do trânsito intestinal, aumentar a imunidade, e eliminar o colesterol. A fibra também contem polifenóis (antioxidantes) necessárias para o sistema cardiovascular, bem como carotenóides (antioxidantes também) ", afirma o especialista. Se o sumo não for consumido rapidamente, as vitaminas e minerais vão evaporar. Resta apenas água e uma grande quantidade de açúcar, segundo Pouillart.
Já de acordo com uma nutricionista parisiense, Olivia Szeps, um copo de sumo contem muito mais frutose, ou seja, o açúcar da fruta. Em pequenas doses é o combustível natural do corpo, porém, em doses elevadas - como no caso dos sumos - "é transformado e armazenado em gordura". Outros dos fatores que torna os sumos menos saudável é o facto de não ser mastigável. O mastigar é uma forma de melhorar o sistema digestivo e ter a sensação de saciedade.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt