Esqueleto de São Francisco de Assis exibido ao público pela primeira vez
Relicário com os ossos do santo está exposto na Basílica de São Francisco de Assis, em Itália.
Deste este domingo e até ao dia 22 de março, o esqueleto de São Francisco de Assis será exibido ao público pela primeira vez na Basílica de São Francisco de Assis, na cidade italiana de Assis, no âmbito do 800.º aniversário da sua morte.
O diretor de comunicação do convento, Giulio Cesareo, disse ao The Guardian esperar que a exposição possa ser "uma experiência significativa" para crentes e não crentes.
Estima-se que até ao dia 22 de março cerca de 400 mil pessoas visitem o local.
O corpo do santo, fundador da Ordem dos Franciscanos, que renunciou à riqueza e dedicou a sua vida aos pobres, foi transferido para a basílica construída em sua homenagem em 1230. O túmulo, porém, só foi localizado em 1818, após escavações feitas no local e debaixo de um enorme secretismo
Para além das exumações para inspeção e exame científico, os ossos de São Francisco foram expostos apenas uma vez, em 1978, e a um público muito restrito durante apenas um dia.
O relicário transparente que contém os ossos de Francisco de Assis desde 1978 foi retirado no sábado do cofre de metal onde está guardado dentro do seu túmulo de pedra na cripta da basílica para agora ser exposto ao público.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt