“Estados Unidos irão em auxílio do povo iraniano”, garante Trump
Trump garante que os EUA estão “prontos a agir, armados e preparados para intervir”, se as autoridades do Irão dispararem sobre os manifestantes
“Se o Irão disparar sobre manifestantes pacíficos e os matar violentamente, como tem por hábito fazer, os Estados Unidos irão em seu auxílio”, ameaçou na sexta-feira Donald Trump, na sequência dos tumultos que duram há uma semana em várias regiões iranianas e que já provocaram a morte de sete pessoas.
“Estamos prontos a agir, armados e preparados para intervir”, reforçou o Presidente norte-americano, em mensagem publicada na sua rede social, a Truth Social.
Os protestos têm-se concentrado sobretudo na cidade de Lordegan e na capital, Teerão. As manifestações decorrem de vários fatores - inflação elevada, desvalorização da moeda e impacto crescente das sanções internacionais - com reflexos no nível de vida, que para muitos se tornou incomportável.
A taxa de inflação, em dezembro, subiu para 42,2% em relação ao mesmo período do ano passado, com o preços dos alimentos a aumentarem 72% no mesmo período.
O Executivo, liderado pelo Presidente Masoud Pezeshkian, reconhece que a situação é delicada e promete agir, mas, até agora, não convenceu os iranianos, que não mostram sinais de desmobilização.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt