Estados Unidos vão reduzir missões militares no Iraque

Redução das missões no Iraque refletem o "sucesso conjunto" na luta contra o Estado Islâmico.

01 de outubro de 2025 às 12:44
Iraque, militares Foto: EPA
Partilhar

Os Estados Unidos e os parceiros internacionais vão reduzir as missões "contra o terrorismo" no Iraque, disse esta quarta-feira o porta-voz do Departamento da Defesa norte-americano.

Em comunicado, Sean Parnell referiu-se às campanhas dos países aliados contra o grupo radical Estado Islâmico em território iraquiano.

Pub

De acordo com o mesmo documento, a redução das missões no Iraque refletem o "sucesso conjunto" na luta contra o Estado Islâmico.

Por outro lado, o porta-voz do Pentágono disse ainda que a redução das missões marcam "um passo" em direção à transição para uma aliança de segurança duradoura entre os Estados Unidos e o Iraque.

A coligação multinacional foi criada em 2014 pelos Estados Unidos e reúne mais de 70 países com o objetivo de combater o grupo Estado Islâmico.

Pub

Ao longo do último ano, os Estados Unidos e o Iraque discutiram a evolução da missão e a eventual transformação numa parceria bilateral de defesa entre Washington e Bagdade.

De acordo com Parnell, a nova fase vai dedicar-se à segurança dos Estados Unidos e do Iraque e reforçar a capacidade de Bagdade na promoção do desenvolvimento económico e atrair investimento estrangeiro.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar