EUA alertam cidadãos norte-americanos para abandonar o Irão "agora"
Washington aconselha os norte-americanos no país a tentar atravessar fronteira a pé.
Os EUA estão a aconselhar os cidadãos norte-americanos a abandonar de imediato o Irão, em resposta ao escalar da violência no país e a possibilidade iminente de um ataque de Washington ao país, possibilidade essa que está abertamente a ser estudada.
Numa publicação na página da Embaixada Virtual norte-americana no Irão, é aconselhado aos cidadãos nacionais que "saiam do Irão agora", com as pessoas a serem ainda aconselhadas a terem um plano de saída "que não dependa da ajuda do governo dos EUA".
A mesma nota acrescenta ainda que, "caso seja seguro", os norte-americanos no país devem "considerar sair do Irão por terra para a Arménia ou para a Turquia", onde as fronteiras terrestres permanecem abertas.
A recomendação surge numa altura em que a administração tem declarado abertamente que está a estudar opções que incluem um ataque ao Irão, onde os protestos anti-regime já resultaram na morte de, pelo menos, duas mil pessoas.
Esta terça-feira à noite (hora portuguesa), está a ter lugar uma reunião entre as altas figuras do poder administrativo e militar de Washington, com a presença do presidente dos EUA, Donald Trump.
Trump, de resto, deixou há poucas horas uma mensagem nas suas redes sociais, instigando os manifestantes a continuarem a demonstrar o seu descontentamento, e afirmando que "a ajuda" norte-americana está "a caminho".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt