EUA destroem dois barcos suspeitos de tráfico de droga no Pacífico

Marinha dos EUA alarga âmbito da operação, até agora limitada às Caraíbas.

24 de outubro de 2025 às 01:30
Partilhar

Duas embarcações que alegadamente transportavam droga para os EUA foram destruídas por forças militares norte-americanas no Pacífico na madrugada desta quinta-feira. É a primeira vez que os EUA atacam barcos de traficantes naquela região, no que parece indicar um alargamento do teatro de operações da campanha ordenada pelo Presidente Donald Trump para travar a entrada de drogas duras nos EUA. Até agora, as operações da força aéreo-naval norte-americana estavam circunscritas ao mar das Caraíbas.

Os ataques foram anunciados pelo Secretário da Defesa dos EUA, Pete Hegseth, que comparou os grupos narcotraficantes à al-Qaeda. "Tal como a al-Qaeda trouxe a guerra ao nosso país, também estes cartéis declararam guerra às nossas fronteiras e à nossa população", acusou. Pelo menos cinco pessoas morreram nos ataques, elevando para 37 o número de alegados traficantes mortos desde o início da operação, no mês passado.

Pub

Donald Trump confirmou os ataques, cuja legalidade defendeu apesar de careceram de autorização do Congresso, e voltou a ameaçar com "ataques muitos duros em terra" se os narcotraficantes optarem por trazer a droga por aquela via. "Cada barco afundado permite salvar 25 mil vidas", alegou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar