EUA pedem à Coreia do Norte para suspender ensaios de mísseis e iniciar diálogo

Destacando que a comunidade internacional está unida no objetivo da desnuclearização.

07 de agosto de 2017 às 07:32
Míssil balístico Foto: Getty Images
EUA intercetam com êxito míssil balístico no Alasca Foto: Getty Images
míssil balístico Foto: Getty Images

1/3

Partilhar

O secretário de Estado norte-americano pediu esta segunda-feira a Pyongyang que suspenda os ensaios de mísseis como primeiro passo para regressar à mesa das negociações, destacando que a comunidade internacional está unida no objetivo da desnuclearização.

"O melhor sinal que a Coreia do Norte poderá enviar para mostrar que está disponível para dialogar é parar com os disparos de mísseis", afirmou Rex Tillerson, aos jornalistas, à margem de um fórum da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), na capital das Filipinas.

Pub

Esta é a primeira vez que o chefe da diplomacia norte-americana refere um passo concreto a seguir por Pyongyang com vista ao reiníncio das negociações sobre o cada vez mais avançado programa de armas nucleares e de mísseis da Coreia do Norte.

As negociações a seis, entre China, Estados Unidos, Coreia do Norte, Rússia, Coreia do Sul e Japão sobre o programa de armas nucleares, norte-coreano foram suspensas unilateralmente por Pyongyang em abril de 2009.

O secretário de Estado norte-americano não adiantou quando é que tal diálogo pode ter lugar, nem por quanto tempo a Coreia do Norte teria de suspender os ensaios.

Pub

"Saberemos quando chegar a hora", respondeu. "Não vou dar qualquer número específico de dias ou semanas. É acima de tudo uma questão de estado de espírito".

No fim de semana, o Conselho de Segurança da ONU aprovou mais novas sanções contra a Coreia do Norte, que visam privar Pyongyang de receitas anuais de mil milhões de dólares (cerca de 850 milhões de euros) procedentes das suas exportações.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar