Eurogrupo valida novo empréstimo à Grécia
Auxílio do EFSM ainda tem de ser aprovado pelos 28 estados da UE.
Os ministros das Finanças da Zona Euro aceitaram ontem um acordo de princípio para validar um ‘empréstimo-ponte’ no valor de sete mil milhões de euros à Grécia, que antecede o terceiro resgate ao país. O fundo, que provém do Mecanismo Europeu de Estabilidade Financeira (EFSM, na sigla em inglês), vai permitir ao executivo helénico cumprir pagamentos, nomeadamente os 3,5 mil milhões de euros que tem de liquidar perante o Banco Central Europeu (BCE) a 20 de julho e as verbas em atraso ao Fundo Monetário Internacional (FMI).
Em comunicado, o presidente do Eurogrupo confirmou que a decisão foi tomada após o Parlamento grego aprovar o primeiro pacote de reformas, que permite viabilizar o resgate de 86 mil milhões de euros e que deverá estar pronto dentro de um mês.
Entretanto, por ser proveniente do EFSM, o ‘empréstimo-ponte’ necessita da aprovação dos 28 estados da União Europeia, mas Suécia, Dinamarca e Reino Unido – que não estão na Zona Euro – já manifestaram a sua oposição. O vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, admitiu "garantias adicionais para esses países". Uma delas permitirá que, em caso de incumprimento grego, a fatura recaia apenas nos países da moeda única.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt