Europa "falhou completamente" na resposta à crise dos refugiados
Afirmação do Alto-comissário para a agência da ONU para os refugiados.
A Europa "falhou completamente" na sua resposta à crise dos refugiados, afirmou em entrevista a um jornal alemão o Alto-comissário para a agência da ONU para os refugiados (ACNUR), Filippo Grandi.
"No que diz respeito ao registo e partilha (dos refugiados), a cooperação e a solidariedade europeias fracassaram completamente", disse na entrevista ao Frankfurter Allgemeine, a divulgar sexta-feira.
O italiano, que assumiu funções no ACNUR a 1 de janeiro, também advertiu contra os países europeus que fecharam as suas fronteiras, que bloquearam muitos refugiados, já em perigo, na Grécia.
"O nosso medo é que o encerramento das fronteiras nacionais na Europa possa levar centenas de milhares de refugiados a permanecerem na Grécia", afirmou, num excerto da entrevista hoje divulgado.
"A nossa mensagem destinada à Europa é: organizassem e lidem com a situação. Se a nossa ajuda for necessária, nós estaremos lá", salientou.
Críticas ao acordo da UE
Filippo Grandi apontou também o dedo ao acordo alcançado na União Europeia no verão passado sobre a partilha de 160.000 refugiados e que não deu em mada.
Apenas 583 "deslocalizações" foram realmente a avante devido à lentidão de certos países, nomeadamente no leste do continente.
"Sim, é importante que seja aplicado o sistema de partilha, mas vai ser difícil", disse o funcionário da ONU.
Segundo o ACNUR, mais de um milhão de migrantes chegou à Europa através do mar o ano passado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt