Ex-presidente das Honduras libertado da prisão após perdão de Trump
Juan Orlando Hernández tinha sido condenado a 45 anos de prisão por crimes de tráfico de droga.
O presidente Donald Trump concedeu um indulto formal ao ex-presidente hondurenho, Juan Orlando Hernández, segundo anunciou o advogado Renato Stabile, citado pela CNN internacional.
Hernández já foi libertado da prisão onde se encontrava a cumprir pena na Virgínia Ocidental.
“Em nome do Presidente Hernández e da sua família, gostaria de agradecer ao presidente Trump por corrigir esta injustiça. O presidente Hernández está feliz por este sofrimento ter terminado e ansioso para retomar a sua vida após quase quatro anos na prisão”, acrescentou Stabile num comunicado.
Na semana passada, Trump tinha anunciado a sua intenção de conceder um "perdão total e completo" a Hernández, numa medida que anula uma importante condenação por tráfico de droga nos EUA.
Presidente de Honduras de 2014 a 2022, Hernández foi condenado no ano passado a 45 anos de prisão e multado em oito milhões de dólares por um juiz americano por crimes de tráfico de droga.
Elementos republicanos e democratas do Congresso criticaram o plano de Trump de conceder indulto a Hernández. Alguns afirmaram mesmo que não entendiam a decisão do presidente dado os esforços do governo norte-americano para combater o tráfico de droga.
Trump justificou a sua decisão na sexta-feira nas redes sociais, dizendo que "segundo muitas pessoas" que respeita "imenso", Hernández foi "tratado de forma muito dura e injusta".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt