Famílias europeias devem estar preparadas para sobreviver 72 horas em caso de ameaça extrema, alerta Bruxelas

Comissão Europeia listou um série de recomendações sobre como se preparar para uma hipotética emergência ou conflito.

28 de março de 2025 às 09:52
Kit de sobrevivência Foto: Pixabay
Partilhar

A Comissão Europeia alertou que as famílias europeias têm de estar preparadas para sobreviver 72 horas em caso de catástrofes naturais, pandemias, ciberataques ou outras situações de extrema ameaça, segundo o El País. Bruxelas alerta para a necessidade de ter reservas de água e alimentos, materiais de aquecimento, medicamentos ou baterias para lidar com esse tipo de acontecimentos, de acordo com as diretrizes que os países nórdicos dão repetidamente às suas populações sobre como se preparar para uma hipotética emergência ou conflito.

Recentemente, países como a Suécia, Noruega e Finlândia começaram a distribuir panfletos e a enviar e-mails à população com conselhos sobre como se preparar e lidar em caso de guerra ou outras crises inesperadas. Também a Alemanha começou a trabalhar num plano para aumentar o número de abrigos (bunkers) disponíveis para civis, face ao aumento de tensão com a Rússia. Segundo o jornal alemão Bild, estão a ser analisadas instalações públicas e privadas que possam ser convertidas em abrigos em resposta à situação internacional.

Pub

Água e alimentos

O kit de sobrevivência aconselhado pela Suécia, Noruega e Finlândia contém água e comida suficientes para pelo menos três dias, para cada pessoa do agregado familiar.

A recomendação exige reservas suficientes de água engarrafada e recipientes limpos nos quais os líquidos possam ser armazenados. Para cada pessoa serão necessários cerca de 20 litros de água potável por semana em caso de corte de energia nas habitações.

Pub

Quanto às refeições, deve-se levar em consideração que pode ser impossível conservar ou cozinhar os alimentos por falta de eletricidade, por isso é aconselhável ter um fogão portátil e combustível (gás engarrafado). Alimentos que possam ser armazenados em temperatura ambiente e fáceis de consumir são aconselhados. Algumas sugestões incluídas no guia norueguês são alimentos enlatados, nozes, frutos secos, legumes, massas, leite ou arroz.

Segundo o jornal, a União Europeia pretende dar orientações aos estados-membros para preparar a população para que possam enfrentar os três primeiros dias-chave com recursos, considerados essenciais por ser o período normalmente exigido pelas autoridades para controlar a situação e ajudar os grupos mais vulneráveis. 

Aquecimento

Pub

Para enfrentar o frio e a falta de eletricidade, os guias aconselham a ter soluções que permitam que as casas sejam iluminadas e aquecidas por elementos que não requerem eletricidade. Desta forma, é recomendado que tenha roupas quentes, cobertores e sacos de cama suficientes em casa para combater o frio no inverno.

Lanternas ou lâmpadas que funcionem com carregadores solares ou baterias são fundamentais, bem como como velas, fósforos e lenha no caso de casas que tenham lareira ou fogão a lenha.

Medicamentos
Os manuais de referência apontam para a importância de ter noções e um kit básico de primeiros socorros e listam os medicamentos essenciais exigidos para pelo menos sete dias, devido à dificuldade de comunicação com os serviços de saúde e emergência numa situação de crise.

Pub

Itens de higiene adequados podem ajudar a prevenir "infeções e doenças". Para isso, o manual norueguês recomenda ter lenços húmidos, luva~s, compressas ou gel desinfetante, papel higiénico e sacos de plástico. Na ausência de água, a casa de banho não pode ser usada normalmente e os excrementos deverão ser descartados em sacos de plásticos.

Incluídos nas listas de itens que devem ser mantidos em casa estão também os comprimidos de iodo, para o caso de um acidente nuclear, que devem ser usados sob as instruções das autoridades.

Informações e documentação
É fundamental entender a importância de antecipar como serão recebidas as informações sobre o que está acontecer caso não haja eletricidade. Para isso, é recomendável ter um rádio alimentado por bateria ou energia solar, powerbanks que permitam carregar telemóveis e os números de telefone mais importantes escritos em várias folhas de papel.

Pub

Os guias recomendam, ainda, que tenha a documentação pessoal dos membros do agregado familiar juntos, bem como várias formas de pagamento, dinheiro em numerário suficiente para vários dias, cartões de crédito ou débito.

Outras ferramentas úteis mencionadas são um canivete, abridor de latas, extintor de incêndio ou fita adesiva para vedar portas e janelas.

Os guias da Noruega, Suécia ou Finlândia, em inglês, ou a versão espanhola de autoproteção estão disponíveis nos respetivos sites, onde se pode consultar outras dicas para uma evacuação, onde se refugiar em caso de bombardeamento, como estancar uma hemorragia ou sugestões para lidar com a ansiedade. Todos eles também estão de acordo numa conclusão: estar preparado também é saber quem pode precisar de ajuda e de quem ela pode ser obtida.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar