Federação Internacional de Atletismo admite Kosovo
País foi admitido como membro do organismo apesar da oposição sérvia.
A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) admitiu esta terça-feira o Kosovo como membro do organismo, uma decisão que mereceu a oposição da Sérvia, país que ainda reivindica soberania sobre o território.
Numa reunião da IAAF em Pequim, foi atribuída ao Kosovo a designação de membro provisório, que terá "direitos e deveres totais" como o 214.º membro da federação, anunciou o organismo que rege o atletismo mundial.
Independência unilateral
O Kosovo declarou unilateralmente a independência em 2008, mas a Sérvia nunca a reconheceu.
Gradualmente, o Kosovo tem conquistado o reconhecimento de várias organizações internacionais, nomeadamente do Comité Olímpico Internacional, que vai admitir a participação dos seus atletas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
À semelhança do que aconteceu com a IAAF, o Kosovo solicitou também a outros organismos, entre as quais a UEFA, a sua entrada como membro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt